IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
5 de outubro de 1910
No final do século XIX assistiu-se a um descontentamento generalizado da população, desencadeado por um conjunto de acontecimentos, que conduziu ao enfraquecimento da Monarquia e à necessidade de uma mudança…
A população portuguesa vivia com enormes dificuldades devido ao aumento dos impostos para fazer face aos empréstimos que o governo necessitava de pagar a países estrangeiros levando, assim, à diminuição dos investimentos internos. Por outro lado, existia uma grande desigualdade entre a alta burguesia e as classes médias e o operariado das cidades que mostravam o seu descontentamento em greves e manifestações.
Para agravar a situação, Portugal atravessava uma crise política… O rei e a monarquia eram acusados de não se preocuparem com os reais problemas e interesses do Reino.
O Ultimato inglês, a questão do “Mapa Cor-de-Rosa” e o assassinato do rei D. Carlos e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe, em fevereiro de 1908, tornaram inevitável a queda das estruturas monárquicas.
Assim, a 5 de outubro de 1910, uma revolução derrubou a Monarquia e implantou a República em Portugal… mudou-se um regime político, uma bandeira, um hino…
Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa que adquiriu um novo significado, e se mantem até hoje.

O hino “A Portuguesa”, composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário