quinta-feira, 14 de maio de 2015

Visita de Estudo ao Porto - 8.º Ano
2014-2015


       No dia 3 de março realizou-se a visita de estudo do 8º ano ao Porto. Por volta das 8h:30m saímos da escola e chegamos à avenida dos Aliados, no Porto, às 9h45m. Iniciamos o nosso percurso pedestre pelas áreas histórica e de negócios, onde observamos os edifícios que serviam de apoio às diversas atividades económicas existentes na cidade desde os tempos da sua formação, a arquitetura renascentista e barroca de alguns edifícios, as transformações ocorridas em espaços como antigos armazéns e lojas para novas áreas de diversão como bares noturnos ou galerias de arte. Verificamos também que se trata de uma cidade dinâmica, tanto a nível comercial como de serviços e turismo, dinamismo esse associado ao rio Douro, às suas pontes e às vias de comunicação ferroviária e metropolitana.
      
Paramos na estação de S. Bento, situada na praça Almeida Garrett e onde antigamente existia o Mosteiro das monjas beneditinas. Esta estação foi inaugurada em 1916 e é um projeto do arquiteto Marques da Silva. Na estação observamos os painéis de azulejos da autoria de Jorge Colaço com representações de importantes momentos da história de Portugal, como a Batalha de Arcos de Valdevez, Egas Moniz diante de D. Afonso VII de Castela, entrada de D. João I no Porto, para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre e a conquista de Ceuta pelo Infante D. Henrique. Ficamos a saber que existem mais de 20 mil azulejos no interior da estação que ocupam uma área superior a 550 metros quadrados. Também ficamos a conhecer a importância desta estação como ponto de entrada e de saída de milhares de pessoas que, diariamente, entram na cidade para trabalhar, estudar, fazer compras e passear.

      
Prosseguimos o nosso percurso pedestre, passando pelos clérigos, monumento de arquitetura barroca considerado por muitos o ex libris da cidade; esta torre sineira faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1754 e 1763, a partir de um projecto de Nicolau Nasoni.

      
Dos Clérigos fomos até um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal, a Sé Catedral da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico da cidade; o início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do
século XIII. Este edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos; o exterior da Sé foi muito modificado na época barroca.
      
Da Sé fomos até à ponte D. Luís, projetada sobre o rio Douro por um discípulo e colaborador de Eiffel, o engenheiro Teófilo Seyrig, em finais do século XIX. É um exemplo representativo da arquitetura e técnicas do ferro. A ponte D. Luís, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, é composta por dois tabuleiros metálicos sustentados por um grande arco de ferro e cinco pilares, permitindo a circulação rodoviária, ferroviária e pedonal.

      
Da ponte D. Luís fomos até Miragaia onde visitamos o museu interativo/parque temático World of Discoveries, com a reconstrução da fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Na visita ao museu interativo e Parque Temático, que teve a duração de cerca de 1 hora, tivemos à nossa disposição uma equipa de guias, vestidos com trajes do século XVI, que nos orientou e apoiou em cada uma das salas do museu e no parque temático onde viajamos de barco, passando por cortinas de névoa que abrem passagem para mundos fantásticos como o Cabo das Tormentas e por espaços que pretendiam recriar as terras descobertas pelos portugueses.

      
Por volta das 13h30, como começou a chover, fomos almoçar ao Norte Shopping, em vez do parque da cidade com estava programado. O almoço possibilitou o convívio entre turmas e entre professores e alunos.

      
Ás 15 horas visitamos a Porto Cálem, situada na cidade de Gaia e fundada em 1859, por António Alves Calem. Estas caves mantiveram-se na mesma família durante gerações. Na visita guiada à Porto Cálem tivemos oportunidade de conhecer o museu da caves, onde foi feita, pela guia, uma breve caracterização das caves e dos vinhos do Porto nelas armazenados. Foram focados aspectos históricos e geográficos importantes como o clima favorável à existência da vinha na região do Douro; os principais países importadores do vinho do Porto, as categorias de vinho do Porto existentes, a importância económica da comercialização do vinho do Porto para o país. Observamos também o processo de armazenamento e envelhecimento do vinho do Porto nos balseiros de carvalho e nas pipas.

      
Antes de regressarmos à escola, aproveitamos para lanchar e observar a linda paisagem da foz do rio Douro e dos barcos rabelos, nos seus trajectos turísticos.

      
Por volta das 17h30 minutos chegamos à escola cheios de alegria, depois de um dia muito bem passado.

Ana Beatriz Frade, n.º 1, 8.º A                 

Sem comentários:

Enviar um comentário