sexta-feira, 2 de julho de 2010

Visita de Estudo do 5.º Ano (2009-2010) - De Guimarães a Queimadela

       Foi no passado dia 28 de Abril que os alunos do 5.º Ano de Escolaridade da Escola EB23 Gil Vicente, visitaram o Museu de Alberto Sampaio e o Lar de Santa Estefânia, na memorável e cativante cidade de Guimarães, e a Estação de Tratamento de Água da Queimadela, no concelho de Fafe.

       Aproveitando os dois grupos que se formaram para o transporte em autocarro, visitaram, alternadamente, o museu e o lar. Ficaram encantados com o espólio e demais referências a D. João I e à Batalha de Aljubarrota, que puderam desfrutar no Museu de Alberto Sampaio, e foi com grande curiosidade e crescente interesse que acompanharam a visita ao Lar de Santa Estefânia. Aqui comoveram-se com o relato das dificuldades vividas pelos jovens que redescobrem nessa benemérita instituição o lar que já não tinham ou que aí encontram os cuidados, ajuda e afecto necessários para construir o futuro com oportunidades de desenvolvimento pessoal, cultural, social e profissional que lhes eram negadas ou muito dificultadas no ambiente onde nasceram e cresceram.

Lar Santa Estefânia - Um grupo de alunos

       Durante essa manhã todos os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de efectuar um Peddy-papper na sala de visitas da cidade: A Praça da Oliveira.
       O guião “À Descoberta da Praça da Oliveira”, disponibilizado pelo Museu Alberto Sampaio, serviu-lhes de orientação e pretexto para se inteirarem das características gerais e dos muitos pormenores “escondidos” nos mimos arquitectónicos das construções circundantes, na artística estatuária que embeleza e enobrece a praça e disponíveis, também, nos imprescindíveis painéis informativos que transportam os visitantes pela história dos monumentos e dos artífices que nos legaram tão precioso espólio. A alegria e o entusiasmo dos alunos, a correr de lado para lado à procura das respostas ou sentados no lugar mais incomum a preencher, apressadamente, o questionário, contagiavam as inúmeras pessoas, turistas curiosos e distraídos habitantes, que calcorreavam os mesmos espaços.

Padrão do Salado - Lendo o Guião

Padrão do Salado - Consultando informações

Igreja da Oliveira - Informações

Preenchendo o Guião

Escadaria da Igreja da Oliveira - O merecido descanso

       Depois do repasto, partilhado no interessante parque da Cidade, os alunos seguiram para a ETA da Queimadela onde participaram numa “lição” inteirando-se das fases e processos que transformam a água da barragem em água própria para o consumo humano. Foi com muito agrado que percorreram as instalações da estação onde apreciaram as voltas e reviravoltas a que a água é submetida antes de poder ser usada, despreocupadamente, pelos habitantes do concelho de Fafe.


ETA da Queimadela - Explicações prévias

ETA da Queimadela - Participar, pedindo a palavra

ETA da Queimadela - Visita às instalações exteriores


ETA da Queimadela - Visita às instalações exteriores


ETA da Queimadela - Visita às instalações exteriores

ETA da Queimadela - Visita às instalações exteriores

ETA da Queimadela - Visita às instalações exteriores

ETA da Queimadela - Espaço Interior


       Agradável momento de convívio foi, também, a viagem de regresso apesar de ter sido antecipada uma hora para que os professores acompanhantes pudessem participar numa reunião agendada, tardiamente, para esse dia.

Viajar com alegria

Até à vista


Sem comentários:

Enviar um comentário