segunda-feira, 3 de maio de 2010

VISITA DE ESTUDO DO 6.º ANO AO PORTO


No dia 3 de Março, 105 alunos do 6º ano visitaram o Museu do Carro Eléctrico, o Lar Juvenil dos Carvalhos e a Estação Litoral da Aguda a fim de se concretizarem os objectivos definidos pelos grupos de História e Geografia de Portugal, Educação Moral e Religiosa Católica e Ciências da Natureza.

Eis alguns registos de alunos das turmas A, B e C:

MUSEU DO CARRO ELÉCTRICO
Aqui a visita durou cerca de 45 minutos. Observámos carros eléctricos bem antigos e aprendemos como evoluíram os transportes públicos ao longo dos tempos, na cidade do Porto.
O funcionário conduzia o passageiro ao seu lugar e cobrava-lhe o bilhete. Este era cobrado pela altura e não pela idade. Quem tivesse um metro ou mais de altura pagava bilhete. Os outros não. Muitos encolhiam os joelhos, mas acabavam por ser desmascarados… Alguns viajavam dependurados… à borla, portanto!
Como a maior parte da população no final do século XIX era analfabeta, o destino dos transportes públicos, para além da tabuleta, era indicado pela cor. Cada cor, um destino da cidade do Porto.
O guarda-freio conduzia o eléctrico e tinha esse nome porque guardava consigo os travões. Quando empurrava o travão para a frente, aumentava a velocidade.
O carro eléctrico é unidireccional, pois anda só numa direcção.
Valeu a pena, porque tínhamos aprendido esta matéria há pouco tempo e deste modo pudemos observar os transportes antigos, alguns com 100 anos ou mais.
Correu lindamente, e divertimo-nos muito com a representação teatral de cenas ligadas a personagens que viajavam no passado. Vimos dois actores que nos deliciaram, fazendo-se passar por gente do povo, peixeira e analfabeto. Depois transformaram-se num casal burguês, que ia para a praia, no carro “Pipi”, todo aberto. Parecia que estávamos no passado, pois estavam vestidos à época!
Só faltou termos andado num carro eléctrico. Seria muito bom!

LAR JUVENIL DOS CARVALHOS
Vimos ao pormenor esta instituição onde vivem rapazes em belíssimas condições. Têm piscina, campo de futebol, ginásio, uma quinta com animais, estufa, salão de dança, professores… Concluímos que o seu dia-a-dia era como o nosso, só que não vivem com a sua família, mas com pessoas que também os amam. Têm psicólogos para poderem resolver qualquer problema.
Gostámos de saber como se organizam e passam o tempo. Aprendemos como é importante trabalhar em equipa.
Fomos muito bem recebidos em todos os sítios visitados. Deram-nos os parabéns pelo bom comportamento e pela concentração com que ouvimos as explicações.
Almoçámos no Parque da cidade do Porto onde convivemos com os nossos amigos e professores. Era um lugar grande, limpo e muito verde. Tivemos muita sorte com o dia, pois aí pudemos brincar um pouco.

ESTAÇÃO LITORAL DA AGUDA
Adorei ver a Praia da Aguda. Nesta Estação (ELA) vimos utensílios de pesca, barcos em miniatura, peças dos marinheiros e ouvimos explicações sobre diferentes formas de pesca.
Adorei ver o Aquário. Aqui há vários tipos de peixe que existem no oceano.
É muito bom fazermos visita de estudo, porque aprendemos muitas coisas de forma divertida!













Um grupo de alunos do 6.º Ano durante a visita

1 comentário:

  1. Finalmente, os Afonsinhos reanimam-se! Parabéns! Prevendo isto, consegui restaurar postagens que, devido ao fim do Bubbleshare, tinham desaparecido.
    A propósito da visita ao Museu do Carro Eléctrico, deixo aqui este endereço:
    http://pinheiromartins.blogspot.com/

    ResponderEliminar